top of page

 Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

As estratégias de conservação ex-situ são amplamente empregadas no processo de conservação. Vitória da Conquista conta com dois setores de conservação dessa natureza. Um destinado à preservação animal, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e outro designado à conservação de espécies vegetais, o  Horto Florestal Vilma Dias (HFVD).  Contudo, nem toda a comunidade conquistense tem conhecimento sobre as estratégias de conservação ex-situ existentes no município. 

 

Criado no ano de 2000, o CETAS é um centro de referência que acolhe animais oriundos de apreensão de tráfegos.  Acolher, reabilitar e devolver a natureza é o trabalho desenvolvido. Somente no ano de 2019 foram recebidos 4,8 mil animais, sendo que 73% foram devolvidos à natureza, com uma taxa em 17% de óbito, o que parece ser alta, mas a legislação ambiental aceita óbitos em até 50%. Desde sua fundação, foram mais de 60 mil animais atendidos.

O CETAS abriga a maior parte de animais silvestres de todas as regiões e até mesmo de outros estados, oriundos de tráficos, resgates e atropelamentos, atualmente este é o terceiro centro de animais silvestres da Bahia. O centro conta com  a presença de vários visitantes  de diferentes localidades, segundo alguns visitantes foi possível observar uma rica  abundância de animais silvestres como pássaros, macacos, tamanduás, além  de  corujas, tucanos e jabutis. 

 

A equipe do CETAS conta com dois Médicos veterinários, uma bióloga, três tratadores de animais, um auxiliar de Serviços Gerais e uma equipe de Vigilantes.

bottom of page