top of page

Diversidade Genética

O que podemos falar sobre a composição genética da população? Se formos para os escritos históricos veremos que há uma enorme miscigenação, assim como em todo o Brasil. O Planalto da Conquista era habitado pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Posteriormente os europeus vieram atraídos pela exploração de metais preciosos. Negros foram trazidos para o trabalho escravo e, assim foi aos poucos moldando a composição genética oriundo das relações inter-raciais. 

 

Há uma enorme lacuna quanto a  diversidade genética da fauna e da flora da região. Por intermédio da UESB, muitos trabalhos estão em andamento e em breve a população poderá ter acesso a dados exclusivos da nossa região. 


Por exemplo, estudos desenvolvidos já mostraram que a Serra do Periperi é um local ao qual abriga uma espécie endêmica (que só ocorre aqui), sendo ela o Melocactus conoideus ou “cabeça-de-frade”. Embora haja uma distribuição do gênero Melocactus pela América Central e do Sul, sua maior diversidade ocorre no estado da Bahia, onde são encontradas 14 espécies, das quais 11 são consideradas endêmicas e cinco delas encontram-se criticamente ameaçadas de extinção.

Melocactus_conoideus.jpg

​​Melocactus conoideus

Fonte: Stickpen 

bottom of page