top of page

Planalto

O município apresenta o clima Tropical de Altitude, por causa da elevação dos terrenos, chegando a apresentar uma média de 946 m de altitude. Por esse motivo,já foram registradas temperaturas inferiores a 10 °C em alguns dias do ano. De maio a setembro ocorre a estação mais seca do ano, apresentando uma pluviosidade média anual em torno de 750 mm. É umas das cidades do planalto da conquista que mais faz frio, podendo apresentar temperatura mínima no inverno de 5 °C. É interessante observar que o município possui dois ecossistemas bem distintos, a Região da Mata e a Região da Caatinga, com características diferenciadas de solo, clima, recursos hídricos e vegetação, sendo separados pela BR 116. A estação do verão apresenta noites frescas e dias úmidos.Já no inverno, os dias são secos e relativamente frios.

O solo da Região da Mata é do tipo latossolo vermelho amarelo distrófico, que é um tipo de solo profundo e com textura argilosa, o que propicia boas condições para o cultivo de lavouras, como a lavoura de café, comum nesta região. Ainda na Região da Mata, devido ao grande índice pluviométrico e à alta umidade, apresenta uma rica flora de samambaias e musgos que crescem em árvores de grande porte, chegando aos 40 metros de altura. 

Do outro lado da BR 116, na Região da Caatinga, o relevo é ondulado, com solos do tipo podzólico vermelho amarelo eutrófico, também profundos e de textura argilosa. Apesar da proximidade com a Região da Mata, a agricultura possível nesta região é a de subsistência devido a baixa precipitação pluviométrica. Mesmo durante a seca, a vida animal também é rica e diversificada. Contudo, ainda não há um registro dos animais nativos dessa região.

bottom of page