top of page

Zoológico em Vitória da Conquista?

Outras estratégias poderiam contribuir também para uma maior conservação de espécies do Planalto da Conquista. Entretanto, é necessário que haja grandes investimentos e comprometimento para que dê certo. 

A criação de um Zoológico, por exemplo, estaria dentro das opções, pois, o único zoológico do interior da Bahia, é o Parque Zoobotânico da Matinha, localizado em Itapetinga. Contudo, encontra-se interditado desde o ano de 2016. 

Os Zoológicos exercem um importante papel de conservação, uma vez que contribuem para a manutenção de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, estes núcleos objetivam também promover espaços de reprodução para aumentar as populações, possibilita a criação de programas de reintrodução de animais na natureza, nascidos em cativeiro e, pode ser capaz também de despertar na população, consciência ecológica, acerca dos nossos recursos naturais, conservação de espécies animais e vegetais e dentre outro aspectos.

Contudo, a criação de um ambiente como este necessita de grandes cuidados e um elevado custo de manutenção. Criar para não cuidar não é benéfico, e se constitui como um crime ambiental, pois uma vez que espécies são retiradas do seu ambiente e se estas não recebem os devidos cuidados, as ações podem ser sim consideradas crimes ambientais. Diante disso, será que o Planalto de Conquista teria condições de infraestrutura para abrigar um Zoológico? Será que teríamos investimentos suficientes para arcar com toda manutenção de um ambiente como este? Será que a população também contribuiria para o avanço deste espaço? Será que os animais ali presentes seriam bem cuidados? São muitas perguntas, por ora, sem respostas. 

bottom of page