top of page

O que é a Biodiversidade?

Homem-Dúvida.png

Em algum momento do seu cotidiano, provavelmente você já se deparou com os termos “espécies ameaçadas”, “extinção”, "reserva florestal" e “preservação da natureza”, seja em uma manchete no jornal, na TV e nas redes sociais. Todos esses termos estão ligados a um termo maior e de significado mais abrangente, que é a “Biodiversidade”, também chamada de “Diversidade Biológica”.

 

Mas afinal, o que é a biodiversidade?

Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) aprovada no Rio de Janeiro em 1992, durante uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a biodiversidade pode ser definida como: 

“a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”.

Nesse contexto, os ecossistemas que a biodiversidade engloba, se referem a um complexo dinâmico de comunidades, sejam elas formadas por vegetais, animais e microrganismos, e a sua interação no meio inorgânico como uma unidade funcional.

Quando pensamos em biodiversidade logo nos vem à cabeça plantas e animais, mas a biodiversidade vai muito além disso. A temperatura, salinidade, umidade, solo e luz são exemplos de fatores abióticos que proporcionam diversos ecossistemas distintos no planeta e interagem diretamente com a biodiversidade do local. Em todo o mundo podemos encontrar em diferentes locais uma variação de temperatura e disponibilidade de água e essas variações juntamente com a altitude e o tipo de solo, vão caracterizar os vários climas das diferentes localidades, bem como a distribuição das espécies e os tipos de ecossistemas (conjunto de comunidades que interagem entre si e com o meio em que vivem). 

Também não podemos excluir a influência das paisagens tanto na parte evolutiva, como no conceito geral de biodiversidade, afinal alterações no ambiente acarretam diversas modificações em todas as entidades biológicas, umas delas, evolutivamente falando, seria a pressão seletiva dos mais aptos para sobreviverem em condições específicas, impostas pela paisagem, como disponibilidade de alimentos, luz, água, entre outros recursos.

A biodiversidade também inclui a diversidade gênica, pois a partir da variabilidade de características, pode-se observar os grandes resultados da evolução, e como ela atua criando e preservando características favoráveis e selecionando os genes mais aptos, proporcionando toda diversidade que pode ser observada hoje.

Para compreender melhor o porquê a variabilidade de genes é tão importante, precisa-se estar ciente de dois conceitos muito comuns na biologia evolutiva a microevolução, que é definida pela mudança dos alelos nas populações ao longo de gerações. A partir desse termo se pode reconhecer como pequenas modificações cumulativas geram mutações visíveis em larga escala, proporcionando a visualização da macroevolução. Um exemplo disso seria a nossa visão, que ao longo dos milhares de anos foi sendo modificada até chegar ao que se tornou nos dias atuais.

bottom of page